Em Rede

Reflexões sobre temas da cultura digital


Conector Ciência, democratizando o acesso ao microscópio

Por Bia Martins

Uma das formas de democratizar a ciência é facilitando o acesso e a apropriação de instrumentos de investigação científica. Essa é a proposta do projeto Conectar Ciência que promove oficinas em escolas e universidades para a criação de microscópios digitais no estilo Faça Você Mesmo (Do It Yourself).

Por trás dessa iniciativa estão o biólogo brasileiro Filipe Oliveira e o designer finlandês Tuomas Saikkonen. Eles acreditam que a criação desses instrumentos pelos próprios alunos pode reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento e melhorar o desempenho de estudantes brasileiros no aprendizado e uso da ciência, além de poder também estimular o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica.

Trabalhando com materiais reutilizados e acessíveis, é possível criar diversos tipos de microscópios de baixo custo mas com boa qualidade. Um deles é o Foldscope, feito de papel resinado e micro lentes com qualidade ótica semelhante aos microscópios convencionais. O instrumento é montado como um origami ao custo aproximado de U$ 1.

Assista a uma matéria da New Yorker sobre o Foldscope (em inglês)

O microscópio revela os detalhes de um mundo invisível a olho nu, permitindo que se conheça mais a fundo a própria realidade, como a qualidade da água que se consome, por exemplo. Foi o que aconteceu na oficina realizada em uma escola no interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina, quando as crianças puderam desvendar um pouco do mundo ao seu redor.

O projeto emprega metodologia com foco em aprendizagem colaborativa a fim de estimular o pensamento e a criatividade dos alunos. Afinal, mais do que possibilitar a exploração de um universo desconhecido, o microscópio desperta a curiosidade que, por sua vez, pode se desdobrar na invenção dos mais diversos usos para a instrumento. 

Assista ao vídeo sobre a oficina na escola da Chapada Diamantina:

De acordo com o site do projeto, já foram realizadas 37 oficinas que alcançaram 850 participantes. Este ano estão sendo realizadas conversas abertas sobre o tema em parceria com o Hub de Inovação da UFRJ. Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.facebook.com/events/1216684465132922/

Mais informações sobre o projeto em www.conecien.com



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

acesso aberto Airbnb Arduíno Autonomia Tecnológica Autoria Baixa Cultura Capitalismo de Plataforma Cibercultura Ciência Aberta Ciência Cidadã Ciência Comum Comum conhecimento livre Cooperativismo de Plataforma Copyfight Copyright Covid-19 Creative Commons Cultura Hacker Cultura Livre Desinformação Direito Autoral DIY Economia P2P Economia Solidária Educação Aberta Hacker Hackerspaces Hardware Livre Institute of Network Cultures Internet Livre Liberdade de Expressão Livros para baixar Marco Civil da Internet P2P Privacidade Produção entre Pares Propriedade Intelectual Redes comunitárias Redes livres Remix Software Livre Tecnologias Livres Uber Vigilância