Em Rede

Reflexões sobre temas da cultura digital


Tecnologia de Rádio Digital

O Potencial do DRM para transmissão de dados
Uma solução econômica para distribuir dados por aplicativos especiais

By Jens Schroeder

Trad. Thiago Novaes (Abradig – drm-brasil.org)

As transmissões de rádio digital podem ser usadas como uma solução eficiente e econômica para fornecer serviços de dados para usuários individuais, regiões específicas ou vastas áreas. Neste contexto, o sistema DRM pode ser visto como um canal de dados digital ponto-a-multiponto, chamado de DRM datacasting.

CUSTOS
A transmissão DRM pode ser mais barata do que um link dedicado de satélite: um stream BGAN de 64 kbps com uma taxa de dados líquida de aproximadamente 40 kbps resulta em custos de cerca de US$ 5 por minuto por recepção. DRM em Ondas Curtas com uma taxa segura de bits de 40 kbps custa aproximadamente US$ 5 por minuto também; no entanto, o sinal pode ser recebido por todos os receptores dentro da área de serviço, aumentando a rentabilidade quanto mais receptores estiverem envolvidos, por exemplo, para frotas navais.

ÁREA DE SERVIÇO
Como os serviços de dados por satélite raramente estão disponíveis em altas latitudes, a transmissão DRM pode ser o único serviço com capacidade de fornecer links de dados para essas áreas.

Além disso, em muitos casos não é possível instalar antenas de satélite por razões técnicas ou estéticas no local de receção (por exemplo, barcos à vela), mas são locais onde as antenas de ondas curtas já estão presentes.

MODELO DE INFRAESTRUTURA
A infraestrutura do transmissor DRM pode ser auto-operada a partir de um local amigável. No entanto, qualquer área em todo o mundo pode ser alcançada a partir de tal estação, sem depender de um operador de infraestrutura de terceiros (por exemplo, satélite, celular).

Além disso, muitos transmissores analógicos existentes podem ser atualizados de forma eficiente para a transmissão digital, permitindo a oportunidade de criar novos mercados.

A seguir serão descritas as aplicações de datacasting, como solução técnica, bem como algumas experiências do campo.

APLICAÇÕES DE DATACASTING
A principal vantagem da transmissão de dados via DRM está na exploração do conceito de transmissão inerente, ou seja, fornecendo dados que atendem a muitos clientes. No contexto marítimo, dados náuticos e meteorológicos, informações de segurança, mas também dados gerais como material de treinamento podem ser transmitidos.

Para aplicações marítimas e terrestres, o fornecimento de informações GNSS diferenciadas é necessário para informações de localização de alta precisão. Agricultura, navegação marítima, construção offshore, condução autônoma e outros podem se beneficiar do recebimento de informações diferenciais via DRM. Outros exemplos de datacasting são sinalização digital, bem como gerenciamento de carga de energia e controle de iluminação pública. Uma integração direta do DRM com padrões relevantes (por exemplo, ECDIS, GRIB, AIS, RTCM) foi comprovada como aplicável. Naturalmente, o áudio pode sempre ser transmitido em paralelo aos canais de dados.

SOLUÇÃO TÉCNICA
Como o DRM foi desenvolvido com essas aplicações em mente, a implementação técnica é direta. Os dados desejados podem ser integrados em um dos serviços de dados existentes, como Journaline ou Slideshow, ou serem enviados por um canal IP transparente. Se desejado, a transmissão pode ser criptografada, incluindo um acesso condicional para usuários e grupos únicos. Além disso, o DRM fornece um serviço totalmente integrado de desastre e alerta de emergência chamado Emergency Warning Functionality (EWF).

Depois de receber e decodificar o sinal DRM, os dados ficam disponíveis por meio de interfaces padrão (por exemplo, Wi-Fi, LAN, serial) e podem ser conectados à respectiva aplicação. A Fig. 1 mostra uma configuração típica para fornecer dados náuticos a uma frota de navios.

Transmissão de Dados DRM em Campo
Várias aplicações já foram implementadas, outras estão sendo pesquisadas. Alguns exemplos estão listados a seguir, tecnicamente suportados pelo Media Broadcast, Fraunhofer e RFmondial:

     – Infoentretenimento (infotainment) da tripulação em várias fragatas da Marinha Alemã, bem como em um navio de cruzeiro na Passagem do Noroeste e um navio de carga de Hamburgo (Alemanha) para Xangai (China);

     – Transmissão de dados da Marinha Alemã para submarinos;

     – GPS diferencial em ondas longas e curtas DRM na Alemanha para agricultura e condução autônoma;

Um projeto experimental está sendo conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), investigando o Sistema de Informação de Segurança de Navegação do Ártico da Próxima Geração (ANSIS) usando a infraestrutura existente transmitindo para a Passagem do Noroeste.

Uma ampla gama de informações é transmitida, como mapas meteorológicos detalhados (por exemplo, corrente, superfície, vento), mapas de gelo (por exemplo, condição diária de gelo marinho), NAVTEX, Boletins de Informações de Segurança Marítima (MSI) e Sistema de Identificação Automatizado ( AIS), ASM (Application Specific Messages – Mensagens Específicas da Aplicação), auxílios virtuais à navegação, junto com as últimas notícias e esportes.

Os dados recebidos são integrados ao Sistema de Carta Eletrônica (ECS) da embarcação e fornecidos por meio de um aplicativo baseado em navegador. Os usuários aproveitam para ler as últimas notícias e previsão do tempo em seus telefones celulares sem ter que utilizar links de satélite caros. Se bem sucedido, o USCG irá em breve fazer o sistema se tornar operacional.

CONCLUSÃO
A transmissão de dados DRM é uma opção poderosa para fornecer serviços econômicos de dados para uma variedade de aplicações especiais, que se beneficiam da capacidade ponto-a-multiponto das modernas transmissões digitais de ondas longas, médias e curtas.

Texto original disponível em: https://www.radioworld.com/.amp/columns-and-views/the-potential-of-drm-datacasting



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

acesso aberto Airbnb Arduíno Autonomia Tecnológica Autoria Baixa Cultura Capitalismo de Plataforma Cibercultura Ciência Aberta Ciência Cidadã Ciência Comum Comum conhecimento livre Cooperativismo de Plataforma Copyfight Copyright Covid-19 Creative Commons Cultura Hacker Cultura Livre Desinformação Direito Autoral DIY Economia P2P Economia Solidária Educação Aberta Hacker Hackerspaces Hardware Livre Institute of Network Cultures Internet Livre Liberdade de Expressão Livros para baixar Marco Civil da Internet P2P Privacidade Produção entre Pares Propriedade Intelectual Redes comunitárias Redes livres Remix Software Livre Tecnologias Livres Uber Vigilância