Em Rede

Reflexões sobre temas da cultura digital


A cultura é livre

Desde 2008 à frente do BaixaCultura – laboratório on-line de cultura livre e (contra) cultura digital – Leonardo Foletto é autor do livro “A cultura é livre: uma história da resistência da antipropriedade”, lançado pela Autonomia Literária em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

Com luxuoso prefácio de Gilberto Gil, o livro aborda diversas temáticas relacionadas à cultura livre, desde as tensões entre autoria e plágio através da história, passando pela construção do copyright e do direito autoral, mas não deixando de olhar para outras perspectivas sobre o que é cópia, original, livre e coletivo, como no caso da China e de alguns povos originários da América Latina. E, claro, com especial atenção à circulação das obras culturais em meio digital no século XXI.

Aqui um pequeno trecho da apresentação:

Pensado durante longo tempo e começado finalmente a ser escrito em 2019, este livro investiga a cultura livre também entre dois lados conhecidos: o da remuneração aos criadores, que deveria garantir a continuidade na produção de suas obras, e o do acesso, (re)uso e circulação das obras, que prometeria à humanidade o direito de fruí–las e recriá-las. Nesses dois polos, muitas vezes colocados como antagônicos, há nuances e questionamentos, entre os quais o da própria concepção de que alguém possa ser dono de uma ideia, uma melodia, uma frase, uma imagem, uma tecnologia, e a do entendimento de que uma obra não possa ser compartilhada ou consumida sem algum pagamento a quem a criou. Terei dado por cumprido o objetivo deste livro se, ao final, der para sacar que há muito mais nuances (e polos) para ver e entender a cultura livre do que se imagina.

Jornalista e pesquisador, Foletto trabalha com comunicação digital, cultura livre e tecnopolítica, ministrando cursos e palestras no Brasil e na Ibero-America. É também coordenador do Creative Commons Brasil e, sem dúvida, a maior referência sobre cultura livre no país. Confira a entrevista que ele deu ao Em Rede, em 2017.

Como a livre circulação de ideias é tema e motivo do livro existir, a publicação pode ser baixada aqui nessa página especial do BaixaCultura que traz também um conteúdo extra para cada capítulo. Leitura imperdível para os interessados no tema!

E vale também assistir ao lançamento que fizemos em parceria com o Ateliê de Humanidades:



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

acesso aberto Airbnb Arduíno Autonomia Tecnológica Autoria Baixa Cultura Capitalismo de Plataforma Cibercultura Ciência Aberta Ciência Cidadã Ciência Comum Comum conhecimento livre Cooperativismo de Plataforma Copyfight Copyright Covid-19 Creative Commons Cultura Hacker Cultura Livre Desinformação Direito Autoral DIY Economia P2P Economia Solidária Educação Aberta Hacker Hackerspaces Hardware Livre Institute of Network Cultures Internet Livre Liberdade de Expressão Livros para baixar Marco Civil da Internet P2P Privacidade Produção entre Pares Propriedade Intelectual Redes comunitárias Redes livres Remix Software Livre Tecnologias Livres Uber Vigilância