Em Rede

Reflexões sobre temas da cultura digital


Dossiê Algoritmos

Os algoritimos são preditivos, podem apontar tendências mas podem também ajudar a criá-las, em sofisticadas estratégias de manipulação. Daí a importância em se pensar critérios para sua regulação que garantam mais transparência. Como são planejados por humanos, expõem preconceitos e podem até reforçá-los. Por outro lado, abrem novos horizontes para a criação artística, trazendo novas interrogações para a já combalida noção de uma autoria centrada no sujeito.  Não há dúvida de que se tornaram um relevante objeto de estudo e reflexão, como mostra o recente Dossiê Algoritmos publicado pela ComCiência, Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.

Em destaque, os artigos Regulação algorítmica e os Estados democráticos, de Sergio Amadeu da Silveira, e Vaticínios punitivos: os algoritmos preditivos e os imaginários de ordem e cidadania, de Alcides Eduardo dos Reis Peron, e as reportagens Inteligência artificial expõe estereótipos e preconceitos embutidos em conjunto de dados, de Maria Letícia Bonatelli, e Arte criada por algoritmos, de Luanne Caires.

Clique aqui para conferir a edição completa.



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

acesso aberto Airbnb Arduíno Autonomia Tecnológica Autoria Baixa Cultura Capitalismo de Plataforma Cibercultura Ciência Aberta Ciência Cidadã Ciência Comum Comum conhecimento livre Cooperativismo de Plataforma Copyfight Copyright Covid-19 Creative Commons Cultura Hacker Cultura Livre Desinformação Direito Autoral DIY Economia P2P Economia Solidária Educação Aberta Hacker Hackerspaces Hardware Livre Institute of Network Cultures Internet Livre Liberdade de Expressão Livros para baixar Marco Civil da Internet P2P Privacidade Produção entre Pares Propriedade Intelectual Redes comunitárias Redes livres Remix Software Livre Tecnologias Livres Uber Vigilância