Em Rede

Reflexões sobre temas da cultura digital


Segura a Onda – inovação cidadã para enfrentar a pandemia

Por Bia Martins

A plataforma Segura Onda, lançada em 27 de março, é um guia de iniciativas cidadãs para o enfrentamento à COVID-19, inovação social e resiliência cívica em tempos de pandemia, feita de forma coletiva e colaborativa por voluntários e aberta à participação de todos.

Inspirada no projeto espanhol Frena la Curva, a plataforma reúne um conjunto valioso de informações, desde dicas para lidar com a quarentena, referências de dados confiáveis sobre a pandemia, links de diversas iniciativas de ajuda mútua em diferentes cidades e regiões do país, contatos de redes independentes de consumo, além de redes de solidariedade para ajudar as populações mais ameaçadas.

Mas não para por aí. Há uma seção direcionada a questões de gênero relacionadas à pandemia, com um guia de informações do que fazer em casos de violência doméstica, um índice que vem aumentando dramaticamente em tempos de quarentena. Um fórum dedicado às questões de renda e aluguel, com orientações para negociação em caso de inadimplência, e outro sobre trabalho e renda.

Outro tema destacado é ciência e tecnologia com dados sobre pesquisas científicas, iniciativas de inovação aberta para o desenvolvimento de equipamentos médicos, além de um repositório de dados técnicos para a prototipação de tecnologias abertas para esses equipamentos.

O Segura a Onda tem atuado ainda em parceria com outras organizações em diferentes frentes. Uma delas é a Rede de Apoio às Famílias de Vítimas Fatais de Covid-19 no Brasil que oferece amparo imediato às famílias, desde contribuir para a preservação da memória dos mortos até orientações básicas para as providências de sepultamento, numa perspectiva de apoio profissional e humano. Outra é o Laboratório de Emergência COVID 19, uma parceria de diversas organizações e coletivos para criar iniciativas colaborativas para o enfrentamento da pandemia, especialmente voltadas às periferias rurais e urbanas.

No total, a plataforma soma hoje 281 tópicos postados por 155 usuários, e não para de ganhar novos colaboradores. Seu desafio agora é conseguir chegar a todas as regiões do país, pois ainda há pouca coisa da região Centro-Oeste e nada da região Norte. Para isso, tem feito uma campanha permanente pelas redes sociais.

E, você, quer ajudar esse projeto a crescer e oferecer essas informações estratégicas para mais gente em todo país?

Então, visite a plataforma, se registre e crie tópicos sobre iniciativas que você conhece na sua região. Acompanhe o Segura a Onda pelas redes e ajude a espalhar suas postagens.

Vamos juntos ajudar a baixar a curva da contaminação, ficando em casa com mais informações e recursos para enfrentar a crise do coronavírus.

Twitter: @seguraAondaBR
Facebook: seguraaondaBR
Instagram: @seguraaonda_br



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

acesso aberto Airbnb Arduíno Autonomia Tecnológica Autoria Baixa Cultura Capitalismo de Plataforma Cibercultura Ciência Aberta Ciência Cidadã Ciência Comum Comum conhecimento livre Cooperativismo de Plataforma Copyfight Copyright Covid-19 Creative Commons Cultura Hacker Cultura Livre Desinformação Direito Autoral DIY Economia P2P Economia Solidária Educação Aberta Hacker Hackerspaces Hardware Livre Institute of Network Cultures Internet Livre Liberdade de Expressão Livros para baixar Marco Civil da Internet P2P Privacidade Produção entre Pares Propriedade Intelectual Redes comunitárias Redes livres Remix Software Livre Tecnologias Livres Uber Vigilância