Em Rede

Reflexões sobre temas da cultura digital


Alquimétricos – Educação, Arte e Tecnologia

Alquimétricos

Por Bia Martins

Brinquedos didáticos ecotecnológicos de código aberto que ajudam a aprender brincando vários conteúdos em disciplinas tão diversas como Física, Geometria, Química, Matemática, Arquitetura, Artes e muito mais. Esta é a proposta da Alquimétricos, uma iniciativa maker no estilo DIY (Faça Você Mesmo), que utiliza processos analógicos e digitais na produção dos artefatos. 

Seu objetivo é oferecer material didático de baixo custo que pode ser compartilhado livremente. As plantas e designs do kit de brinquedos podem ser baixados no GitHub. Também é disponibilizado um guia didático para pais e educadores com as instruções para construir os brinquedos e realizar as atividades. O projeto tem ainda uma preocupação ecológica, ao usar materiais reciclados e alternativos, questionando assim o consumo e a obsolescência programada.

Os brinquedos ecotecnológicos, além de excelentes recursos pedagógicos para diversas disciplinas, estimulam a imaginação e a criatividade, até porque são construídos pelos próprios participantes. Por isso, são recomendados para o ensino de crianças e adolescentes em escolas, e também são muito bem-vindos como mais uma ferramenta para preencher de forma inventiva a vida das famílias nesse período de quarentena prolongada. Além disso, são ótimas alternativas para comunidades que não têm acesso aos jogos modulares industriais.

O projeto, criado em 2015 por Fernando Daguanno, argentino radicado no Rio de Janeiro, atualmente é formado por uma comunidade de colaboradores, interdisciplinar e internacional, com interesse em articular educação com tecnologia, artes e ciências, dentro de uma proposta aberta e inclusiva.

Os brinquedos são basicamente blocos de montar geométricos, com os quais é possível construir estruturas geodésicas e infinitas outras possibilidades – planas e tridimensionais, simples ou complexas, estáticas ou móveis – que convidam, através do jogo, ao aprendizado. O destaque fica para o icosaedro (na foto acima) que serve de apoio para vários conteúdos didáticos. Também fazem sucesso os Alquibots, estruturas simples, como a Vibra Caneta Bot, que apresentam a robótica de forma lúdica e inventiva. Confira no vídeo abaixo:

A iniciativa tem circulado pelo mundo e já recebeu alguns prêmios como ArCiTec de Artes, Ciência e Tecnologia da Universidad Tecnológica Nacional – Facultad Regional Buenos Aires, Argentina, e integrou a fellowship 2018 do Desafio de Aprendizagem Criativo patrocinado pelo MIT Media Lab e a Fundação Lemann.

Para crescer e se difundir, os Alquimétricos buscam colaboradores e/ou contribuições. Vamos participar?



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

acesso aberto Airbnb Arduíno Autonomia Tecnológica Autoria Baixa Cultura Capitalismo de Plataforma Cibercultura Ciência Aberta Ciência Cidadã Ciência Comum Comum conhecimento livre Cooperativismo de Plataforma Copyfight Copyright Covid-19 Creative Commons Cultura Hacker Cultura Livre Desinformação Direito Autoral DIY Economia P2P Economia Solidária Educação Aberta Hacker Hackerspaces Hardware Livre Institute of Network Cultures Internet Livre Liberdade de Expressão Livros para baixar Marco Civil da Internet P2P Privacidade Produção entre Pares Propriedade Intelectual Redes comunitárias Redes livres Remix Software Livre Tecnologias Livres Uber Vigilância